Por que as tragédias acontecem? Fatos cada vez mais alarmantes nos levam a reflexões sobre as permissões de Deus

De tempos em tempos acontecem grandes tragédias. Naturais ou não, elas levam à morte muitos inocentes. Quando isso acontece, geralmente surge também algumas perguntas: "Por que aconteceu? Será que Deus permite? Onde Ele está?"
Uma das tragédias que marcaram 2012 ocorreu em Connecticut, nos Estados Unidos, quando um jovem de 20 anos entrou em uma escola e matou 28 pessoas, sendo 20 crianças. Logo depois, ele se matou.
Baseado no livro de Lucas, capítulo 13, versículos do 1 ao 5, o bispo Renato Cardoso explica o porquê disso acontecer a cada dia mais. Nesse trecho da Bíblia, alguns comentaram a situação com Jesus, perguntando como poderia Deus não guardar os galileus dos soldados, já que ofereciam sacrifícios para Ele no templo.
De acordo com o bispo, as pessoas pensam que Deus está no controle delas e do mundo, mas a Palavra não diz isso. "A Bíblia diz que o mundo jaz no maligno, ele está nas mãos do diabo, não porque Deus entregou, mas porque o ser humano entregou o mundo para ele. E é uma situação difícil para Deus, como para os pais, que querem o bem dos filhos. Eles sabem o que os filhos precisam fazer para ter uma vida boa, mas estes insistem em fazer o errado. O que o pai pode fazer? Amarrar o filho em casa? O que o pai e a mãe podem fazer para um filho que, na sua cabeça, pensa que está certo? Não há como impedi-lo."
É isso que acontece com as pessoas, que querem fazer conforme a sua própria vontade. "Por isso, quando Jesus foi perguntado sobre um assunto parecido, Ele não quis entrar no mérito de por que isso aconteceu com os galileus, e deixou bem claro que não foi por aquelas pessoas serem mais pecadoras que aquele mal aconteceu com elas; não foi porque estavam sendo punidas pelo pecado. Ele disse que o acontecido pode vir sobre qualquer pessoa, ninguém está livre de situações adversas acontecerem."
O bispo dá um exemplo das enchentes que acontecem e que deixam centenas de pessoas desabrigadas. "Quando chove muito, alaga alguns lugares, leva as casas de algumas pessoas, que perdem seus bens. E quem sofre mais, geralmente, são os mais pobres. Parece uma grande injustiça, e as pessoas pensam: ‘Onde está Deus?’ Mas, foi Ele quem construiu aquelas casas? Planejou a cidade? Não, foi o homem. Então, querer que Deus interfira na hora da desgraça e não desejar que Ele faça o mesmo na sua vida, em outras partes, é hipocrisia."
O que acontece é que o ser humano só se lembra de Deus na hora do perigo, mas não quer se livrar das tentações, do pecado. "Queremos que Deus interfira na hora que o bandido vai matar uma criança, quando a chuva vem e tem uma enchente e leva as casas, ou seja, nos momentos mais difíceis, mas não queremos que Ele nos tire o prazer do pecado. ‘Não, por favor, Senhor, só quero que me ajude quando eu estiver em perigo, espero que o Senhor apareça. Mas, fora isso, quero viver à minha maneira!'", enfatiza o bispo.
O que Jesus mostrou é que todos nós estamos sujeitos a tudo e que todo o cuidado que a pessoa tem para prevenir dramas deveria ser muito mais para prevenir a maior tragédia de todas, que é a alma ir para o inferno. "Um exemplo: quando está chovendo e está dirigindo, o condutor vai mais devagar, para evitar um acidente. Se pode colocar uma tranca mais reforçada na sua casa para proteger a sua família, você não faz? Todo ser humano procura evitar tragédias físicas, mas a maior tragédia de todas é a espiritual, aquela que não é notícia. Não vemos: 'Mil pessoas foram para o inferno ontem!' Mas a toda hora isso acontece."
Em outras palavras, Jesus disse nesse trecho que ainda bem que essa pessoas morreram no templo, fazendo sacrifícios, porque assim foram salvas. "Graças a Deus que as crianças morreram enquanto novas, foram salvas, delas é o Reino dos Ceús. É claro que ninguém fica feliz sobre as condições, pelos pais, mas olhando por um lado espiritual, a maior tragédia não é a física. Por isso Jesus fala que se não houver arrependimento e as pessoas se voltarem para Deus, perecerão."
É importante se voltar para Deus, para que coisas piores não aconteçam com a alma. "Que tipo de cuidado você deve ter com a sua alma? Depois não tem volta. Muitas coisas no mundo podem acontecer conosco, mas se mantivermos a fé, conseguimos superar. Mas depois que a alma vai para o inferno, não tem volta, não há mais esperança."
Por esse motivo devemos nos voltar a cada dia mais para Deus. "A nossa preocupação deve ser voltar-se para Deus e tirar o nosso coração das coisas desse mundo, que ocupam o lugar de Deus. No caso da escola nos Estados Unidos, já está confirmado que o rapaz que entrou estava em depressão desde o divórcio de seus pais. Olha só o problema no casamento, na família, causando a desgraça na sociedade", destaca o bispo.
Quando se tem no coração coisas e pessoas que não podem garantir o que se espera, a injustiça é muito grande. "Se o seu coração está no seu filho e acontece alguma coisa com ele, a vida acabará para você, viverá choramingando. É por isso que muitos, depois de uma tragédia, ficam em depressão, tentam cometer suicídio, se tornam para o alcoolismo, porque acabou o sentido da vida para eles. A riqueza dentro do coração era a pessoa que não poderia dar a eles nenhuma garantia. Tudo que não é Deus no seu coração acaba com você."
Deus permite algumas tragédias acontecerem, assim como na vida de Davi. "Ele perdeu um filho. Orou, insistiu, mas não deu jeito. Deus também permitiu Daniel ser jogado na cova dos leões. Mas, quando se tem o coração voltado a Deus, o mundo não se acaba e aquela situação lhe deixa mais forte. Tem que tirar o coração de pessoas e coisas e guardá-lo com Deus, porque a sua vida com Ele está protegida. Dessa forma, você não teme tragédia com você ou com outra pessoa. Deus quer nos fazer pessoas estruturadas, inabaláveis, e não fracos que se abalam por qualquer coisa."
As tragédias são um alerta. "É um aviso para 'deixar as barbas de molho', como se diz no dito popular. Eu é que tenho que tomar cuidado, porque pode acontecer comigo amanhã", finaliza bispo Renato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

6 OCASIÕES EM QUE PESSOAS DE FÉ DUVIDARAM DA PROMESSA DE DEUS

Fraude em Tejuçuoca

Pedofilia na igreja